Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul Sapiranga empossa novo Diretor-Geral, o Prof. Valter Lenine Fernandes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul Sapiranga empossa novo Diretor-Geral, o Prof. Valter Lenine Fernandes

Primeiro diretor surdo de uma instituição federal de ensino no Rio Grande do Sul assume a gestão do Câmpus Sapiranga

  • Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2025, 18h33
  • Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2025, 18h43

Na última quarta-feira, 29 de outubro, o Câmpus Sapiranga do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realizou a solenidade de ratificação da posse do novo Diretor-Geral, professor Valter Lenine Fernandes, e de sua equipe de gestão. O evento marcou um momento histórico: Valter é o primeiro diretor surdo de uma instituição federal de ensino no Estado do Rio Grande do Sul.

A cerimônia foi presidida pelo reitor do IFSul, professor Carlos Correa, e contou com a presença de 49 autoridades e lideranças regionais. Compuseram a mesa de autoridades o reitor Carlos Correa; a ex-diretora-geral do câmpus Sapiranga, professora Marta Tessmann; o novo diretor-geral, professor Valter Lenine Fernandes; a deputada estadual Sofia Cavedon, representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS; a supervisora pedagógica Daniara Naissenger, representando a prefeita municipal de Sapiranga; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Marcos Rijo; o chefe do Departamento de Administração e Planejamento, professor Eduardo Schmidt Fernandes dos Santos; e a estudante Isabel Arnold, do curso técnico em Planejamento e Controle da Produção (EJA-EPT).

 

Entre as lideranças presentes na tribuna de autoridades, destacaram-se o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, e o vice-prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca.

Durante a abertura, o novo diretor-geral recebeu homenagens por meio de vídeos enviados pelo deputado federal Paulo Pimenta e pelo senador da República Paulo Paim, ambos ressaltando a importância de sua trajetória e de sua representatividade na educação pública.

Em seu discurso de posse, Valter destacou seu compromisso com uma gestão democrática e inclusiva:

“Assumo a gestão com o compromisso de ser incansável na defesa da educação pública, inclusiva e transformadora, colocando sempre o ser humano no centro de nossas decisões. Que possamos, juntos, escrever uma história de esperança e de futuro para o Câmpus Sapiranga, para o IFSul e para o Brasil, sob o lema: ‘Nada sobre nós sem nós’.”

O evento foi encerrado com uma fala emocionada da estudante Isabel Arnold, que celebrou a eleição do novo diretor com palavras de afeto e resistência:

“Hoje celebramos uma conquista: conseguimos eleger o Valter!”, afirmou, antes de encerrar seu discurso citando trechos da música Tente Outra Vez, de Raul Seixas:
“Não diga que a canção está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida... Tente outra vez... (...) Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo.”

Eleito em abril deste ano por maioria de votos nos três segmentos da comunidade acadêmica — discentes, técnicos e docentes —, o professor Valter Lenine Fernandes cumprirá mandato de quatro anos (2025–2029) à frente do Câmpus Sapiranga.

registrado em:
Fim do conteúdo da página