Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > O Câmpus
Início do conteúdo da página

O Câmpus

Escrito por Campus Sapiranga | Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 14h46 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 15h12 | Acessos: 7553

Em 16 de agosto de 2011 o Governo Federal lançou a fase III da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nessa ocasião o município de Sapiranga foi contemplado com a previsão de instalação de um câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Com a missão de “implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social”, o Câmpus Sapiranga teve suas atividades iniciadas em sedes provisórias, oferecidas pela Rede Municipal de Educação de Sapiranga, em outubro de 2013.

Os serviços do IFSul em Sapiranga passaram a ser prestados à comunidade em sede própria da instituição em agosto de 2014, após a conclusão das obras de implantação da unidade no município, contando, para isso, com uma equipe técnica e corpo docente qualificado e preparado para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.

INFRAESTRUTURA

Foram investidos mais de 6 milhões de reais em obras e cerca de 1,5 milhões de reais em equipamentos, destinados às aulas práticas dos cursos, e mobiliários para os espaços administrativos e acadêmicos.

A infraestrutura atual do câmpus conta com três prédios, sendo eles: o bloco de salas de aula e laboratórios; o bloco de oficinas e o bloco multifuncional. Isso compreende cerca de 2 hectares de área construída, além dos quais o IFSul possui ainda um espaço de aproximadamente 2 hectares disponível para futuras ampliações.

ENSINO

Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento industrial, bem como contribuir para a promoção do desenvolvimento social e a formação integral do educando, a instituição oferece dois cursos técnicos na forma integrada, em que o estudante cursa o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica. Além disso, há outro curso técnico integrado, mas na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também há um curso de graduação, o qual vigora via EaD. Todos os cursos, independentemente da especificidade de sua área, buscam formar cidadãos críticos e solidários, capazes de atender às demandas do mundo do trabalho.

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS:

- ELETROMECÂNICA: permite aos seus egressos exercer atividades de planejamento e execução de manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais nos principais setores da atividade econômica local e regional.

- INFORMÁTICA: tem o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver e manter sistemas computacionais em desktops e em plataformas móveis e realizar suporte e manutenção de computadores organizados ou não em rede. Seu campo de atuação são as empresas que fazem uso de sistemas computadorizados na execução de suas atividades, além da implantação e da manutenção de empresas com foco em e-commerce e e-services.

- CURSO TÉCNICO PROEJA:

-  ELETROTÉCNICA:  forma profissionais capazes de instalar, operar e manter elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.

CURSO DE GRADUAÇÃO - EAD:

- TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET: Curso tecnólogo, ofertado via EaD. Trata-se de uma parceria com o Polo UAB de Sapiranga. Para obter informações acerca de processo seletivo e matrículas, acessar o seguinte link: http://poloeadsapiranga.blogspot.com/

PESQUISA E EXTENSÃO

O IFSul tem uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Para isso, além dos cursos regulares, diversos projetos são desenvolvidos no câmpus ao longo do ano.

INGRESSO

Todas as vagas ofertadas pelo câmpus são públicas e gratuitas. A seleção dos alunos é realizada por intermédio de processo seletivo (vestibular). Para ingresso nos cursos integrados, é aplicada prova objetiva de múltipla escolha que abrange questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Para o curso subsequente, a prova engloba questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. O lançamento do Edital do Processo Seletivo do IFSul ocorre anualmente, geralmente em outubro.

 

 

DIRETORA-GERAL

Profª Drª Marta Helena Blank Tessmann

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Prof Dr Valter Lenine Fernandes

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E DE PLANEJAMENTO

Adm. Daiane Bender

registrado em:
Fim do conteúdo da página