Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Notícias

Edital SG-DIRGER 07/2024 - Equipe Local para atuar no Projeto Manuel Querino

IFSul Câmpus Sapiranga, por meio do Edital SG-DIRGER 07/2024, faz saber que estão abertas, no período de  12 de julho de 2024 a 17 de julho de 2024, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a seleção de profissionais para atuarem como Supervisão de Curso, Orientação de Curso, Profissional de Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas e Educador Infantil, no âmbito do IPÊ - Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das Regiões Centro, Oeste, Sudeste e Sul. O presente processo de seleção pública simplificado será submetido à análise e seleção por uma comissão interna de seleção, designada pela Diretora-Geral do Campus Sapiranga. Poderão inscrever-se no presente edital, exceto no caso de candidato a Educador(a) Infantil, somente servidores ativos do IFSul Câmpus Sapiranga. O(a) Educador(a) Infantil, desde que atendendo às qualificações para execução das atividades, poderá ser profissional externo à instituição.  Acesse o Edital aqui

Fruto de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Sapiranga, FIC em Empreendedorismo para EJA Fundamental encerrou-se no dia 04/07

No dia 04/07, na Escola Pastor Rodolfo Saenger, ocorreu a aula de encerramento da Formação Inicial e Continuada (FIC) em Empreendedorismo e Gestão de Negócios. A parceria entre o município e o IFSul foi fruto do Projeto de Lei 027/2024, que autorizou o Poder Executivo Municipal a firmar cooperação técnica com o Câmpus Sapiranga para a promoção do Programa Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissionalizante, ampliando o acesso, a permanência e a conclusão do EJA Fundamental. O curso, que foi coordenado pela Profa. Dra. Alessandra Akkari (IFSul) e pela Profa. Márcia Arnold (Município), foi desenvolvido com o objetivo de apresentar àquela comunidade os conhecimentos necessários para iniciar, gerenciar e expandir sonhos até que estes sejam transformados em verdadeiros e sólidos empreendimentos. A partir de diferentes abordagens metodológicas, os discentes foram apresentados a conceitos que transcenderam à simples abertura de um negócio, abrangendo a discussão de identificação de oportunidades, elaboração de planos estratégicos e processo de tomada de decisões gerenciais. Os componentes curriculares, que foram ministrados pelos professores Claudia Malagri e Eduardo Schmidt dos Santos, foram cuidadosamente planejados e adaptados com a intenção de assegurar a inclusão e o engajamento do público, bem como promover, com efetividade, o processo de aprendizagem para a vida e durante toda ela, independentemente de condições ou convenções sociais. Sob essa perspectiva, a formação foi iniciada com uma abordagem aos Princípios Empreendedores, que apresentou aos estudantes a ferramenta Business Model Canvas, propiciando a ampliação da visão de cada indivíduo para os seus objetivos, de modo a envolver o propósito, as crenças, as mentalidades e a importância da criatividade na resolução de problemas reais. Já o módulo de Plano de Negócios, pontuaram-se os principais aspectos para o planejamento da abertura de uma empresa. Nesse componente, foi abordada a importância do planejamento financeiro, mercado e estratégias de marketing a partir de um bate-papo com a especialista financeira, Sra. Edinéia Bernardo, da Super Rico. A inciativa contou ainda com conteúdos sobre como abrir uma MEI, sendo oportunizado ao estudante conhecer e analisar o perfil do empreendedor Sr. Matheus Salamon, proprietário da Floricultura Avenida localizada na cidade de Araricá, além de conhecer aspectos legais para a abertura de um negócio com a advogada e contadora Sra. Gabriela Pilger Fischborn Cunha, da KM Assessoria Contábil. O curso foi finalizado com o componente Gestão de Empresas, que explorou os desafios e as dificuldades do funcionamento de uma pequena empresa, estimulando a reflexão e a resolução de problemas pela simulação de um pequeno comércio de artesanato. A atividade lúdica exercitou a produção, a precificação e a venda de produtos, favorecendo a assimilação de conceitos de custos e lucros. Enfim, a aula de encerramento baseou-se em uma atividade sensorial e festiva, através de uma jornada repleta de aprendizado, inovação e crescimento. Ao longo deste percurso, os estudantes da EJA Fundamental, que contou com indivíduos entre 16 a 70 anos, foram apresentados a ferramentas e conhecimentos necessários para transformar ideias em empreendimentos reais e sustentáveis. Pelo menos três estudantes deram o primeiro passo para a concretização do sonho de abrir o seu próprio negócio, lembrando que o verdadeiro espírito empreendedor está na perseverança, na capacidade de adaptação e na busca constante por novas oportunidades. No próximo mês, os discentes receberão seus respectivos certificados de conclusão, durante a cerimônia de formatura no Câmpus Sapiranga.

Apresentação de dança dos estudantes do Ensino Médio Integrado ocorreu ao longo do dia de ontem

Os estudantes do 2º, 3º e 4º ano dos cursos de Ensino Médio Integrado em Eletromecânica e Ensino Médio Integrado em Informática, fizeram lindas apresentações de dança, no período da manhã e da tarde do dia de ontem (10/07). Liderada pelo Prof. Mateus Ceni, de Educação Física, a inciativa contou ainda com a participação de outros servidores em um momento lúdico de integração, descontração e aprendizado.

Noite Julina na EJA ocorreu na última quarta-feira, no Câmpus Sapiranga

Na noite de ontem (10/07), os professores promoveram um momento de integração e descontração com a turma do Curso de Planejamento e Controle da Produção (PCP), na modalidade EJA. As atividades foram intercaladas com o estudo do conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, e a conclusão dos microcontos visuais produzidos pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, ministrada pelo prof. André Botton, e na de Arte, ministrada pela profa. Angelica Neuscharank.

Facebook

Twitter

Vídeos

Fim do conteúdo da página