Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Notícias

Diretora traz investimentos para o Câmpus Sapiranga

Em uma série de encontros estratégicos em Brasília, a Profa. Dra. Marta Tessmann, diretora geral do IFSul Câmpus Sapiranga, alcançou avanços significativos para o Câmpus, focando em investimentos cruciais para pesquisa, infraestrutura e bem-estar dos estudantes. No Ministério das Ciências e Tecnologia, Tessmann participou de reuniões importantes sobre o fomento para pesquisa, com um enfoque especial em tecnologia assistiva para o Câmpus Sapiranga. As discussões visam impulsionar a inovação e garantir que o campus esteja equipado com recursos de ponta para apoiar os alunos em suas jornadas acadêmicas. Além disso, a diretora marcou presença na cerimônia de lançamento de 100 novos campi dos Institutos Federais, reforçando o compromisso com a expansão e democratização do ensino público, gratuito e de qualidade. A participação da diretora no evento destaca o papel fundamental do campus Sapiranga no panorama educacional do país.Durante sua estadia em Brasília, Marta Tessmann também se reuniu com parlamentares, resultando em uma conquista significativa: a garantia de aproximadamente R$200.000,00 para a construção da cobertura das passarelas entre os prédios do Câmpus. Essa emenda parlamentar, obtida pela Deputada Federal Daiana Santos, representa um avanço importante na melhoria da infraestrutura do campus e no bem estar da comunidade acadêmica.Outra conquista destacada pela é a futura construção de um refeitório no Câmpus, proporcionando aos estudantes um espaço adequado para fazer suas refeições. Essa iniciativa visa não apenas atender às necessidades básicas dos alunos, mas também promover um ambiente propício para o convívio e a integração entre todas e todos. Esses avanços conquistados por Marta Tessmann, em Brasília, demonstram seu compromisso contínuo com o desenvolvimento e aprimoramento do Câmpus Sapiranga, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e a uma infraestrutura adequada para seu crescimento acadêmico e pessoal.

Resultado do edital interno SG-DIRGER 002/2024

IFSul Câmpus Sapiranga torna público o resultado, com as solicitações deferidas, referente ao Edital SG-DIRGER 002/2024 para transferência de turno, nos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Eletromecânica. Acesse aqui o resultado.

Abertas as inscrições para a capacitação gratuita em Armazenamento de Energia

IFSul Sapiranga torna pública a abertura das inscrições para o Curso de Capacitação em Armazenamento de Energia. Este curso é parte de uma iniciativa federal para difusão de conhecimento técnico na área de energia, com o objetivo de preparar profissionais para os desafios futuros da transição energética e do crescimento das energias renováveis. Formato: Híbrido. Parte da carga horária (24h) serão conduzidas nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras das 19h às 20h30. O restante da carga horária será desenvolvida de forma remota.   Local: IFSul - Campus Sapiranga. Av. Carlos Gilberto Weis, 155.   Objetivo Geral: apresentar uma visão geral dos conceitos envolvidos no armazenamento de energia e suas principais aplicações.   Conteúdo abordado: Transição energética I - Crise climática Transição energética II - Movimento global e regional Conceitos de engenharia I - Energia, potência Conceitos de engenharia II - Disponibilidade, rede elétrica, demanda Tecnologia - acumulação de energia mecânica Tecnologia - acumulação de energia química / térmica Tecnologia - acumulação de energia elétrica I - Tipos de baterias Tecnologia - acumulação de energia elétrica II - Carregadores, sistemas de gerenciamento, Veículos elétricos (princípios e visão do carro como bateria) Operação da acumulação - Load-shifting / Sazonal Veículos elétricos (princípios e visão do carro como bateria) Métricas aplicadas à acumulação Possibilidades de negócios com acumulação (antes e depois do medidor) Estudo de caso   Professores: Eng. Msc. Paulo Lindenmeyer é professor efetivo no IFsul - Campus Sapiranga, mestre em Sistemas de Energia, e possui experiência na indústria e setor de serviços em sistemas de armazenamento e medição de energia. Eng. Dr. Conrado Ermel é professor substituto no IFsul - Campus Sapiranga e pesquisador de pós-doutorado em acumulação de energia térmica na UFRGS. Possui experiência na indústria de processos e trabalhou como Research Scholar no Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) em Denver-EUA. Aproveite esta oportunidade para aprimorar suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho! Inscreva-se aqui

IFSul Câmpus Sapiranga inaugurou seu primeiro curso de Licenciatura

O IFSul Câmpus Sapiranga tem a honra de comunicar que foi inaugurado seu primeiro curso de Licenciatura. A Licenciatura em História na modalidade EaD, pelo IFSUL/ UAB, teve sua aula inaugural no dia 16 de fevereiro de 2024. Sob a coordenação do Prof. Dr. Valter Lenine, o evento contou com a presença dos mais de 300 alunos distribuídos pelos 8 Polos, abrangendo Balneário Pinhal, Camargo, Encruzilhada do Sul, Nonoai, Sapiranga, Santiago, Santo Antônio da Patrulha e Tapejara. Esse momento histórico para o Câmpus Sapiranga contou com a participação do Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. Rodrigo Nascimento; do Chefe do Departamento de Educação a Distância e Novas Tacnologias,  Prof. Dr. Jander Monks; da Diretora-geral do Câmpus Sapiranga, Profa. Dra. Marta Tessmann, além dos coordenadores dos polos, professores e tutores. A aula inaugural foi transmitida pelo YouTube e contou com a palestra dos Historiadores Profa. Dra. Helena Trindade de Sá e Prof. Me. Gilberto Santos, que abrilhantaram a noite. O Câmpus Sapiranga parabeniza a todos os envolvidos e deseja boas-vindas aos estudantes da Licenciatura em História.

Facebook

Twitter

Vídeos

Fim do conteúdo da página