Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Projeto INOVA SAPIRANGA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lançamento do Projeto INOVA SAPIRANGA

No último dia 25 de Junho foi lançado oficialmente o INOVA SAPIRANGA à comunidade de Sapiranga e região, através do 1º Fórum Inova Sapiranga.
 
  • Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 14h47
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 14h52
 
O INOVA SAPIRANGA é um projeto de cooperação para desenvolvimento da área de Tecnologia  da  Informação  e  Comunicação  (TIC)  que  envolve  três  instituições  localizadas  no Município de Sapiranga, a saber: a Prefeitura Municipal; o Centro Sinodal de Ensino Médio Duque de Caxias; e o Câmpus Sapiranga do IFSul.
 
O Projeto visa promover ações envolvendo gestores, agentes políticos, estudantes, educadores e o setor empresarial de Sapiranga e região, com o intuito de fomentar o desenvolvimento e a execução de políticas para construção de uma cidade inteligente (smart city). No âmbito do INOVA SAPIRANGA são previstas ações como: realização de pesquisas, para desenvolvimento de aplicativos e tecnologias na área de informação e comunicação, envolvendo profissionais  e  estudantes  das  instituições  parceiras;  realização  de  cursos para  estudantes;  fomento  às  feiras  locais/regionais  de  ciência  e tecnologia (FECITI, FEMINT e GESTEC); apresentação dos estudantes das instituições educacionais signatárias às empresas locais e à própria administração municipal, para concretização de futuros estágios; diagnóstico completo e detalhado das necessidades tecnológicas do município e das condições para implementação de políticas de desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação em âmbito local.
 
Na solenidade de lançamento do INOVA SAPIRANGA, fizeram-se presentes compondo a mesa de autoridades: a Prefeita Municipal, Corinha Molling; a Presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Olivia Steigleder; o Reitor do IFSul, Flávio Nunes; o Diretor do Centro Sinodal, Sérgio Michels; o Diretor Geral do Câmpus Sapiranga do IFSul, Fernando Montes D’Oca; o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Fernando Hanauer; e o Diretor de TI da Prefeitura Municipal, Everaldo Mariano.
 
Após os pronunciamentos das autoridades e a assinatura do Termo de Cooperação entre as instituições parceiras, o evento teve continuidade com uma breve explanação do Prof. Diego Abich (IFSul), que, em nome da Equipe do INOVA SAPIRANGA, detalhou aos presentes aspectos do Projeto.

Na sequência, ocorreram as palestras de dois especialistas convidados pela Equipe do INOVA SAPIRANGA: a Sra. Josiane B. Porto (UNISINOS), que proferiu a palestra “Smart City: Conceito, características e desenvolvimento econômico e social das cidades inteligentes”; e o Sr. Cesar Bridi (PROCEMPA), que ministrou a palestra “Smart City: Case do Município de Porto Alegre”.
 
O evento contou com transmissão ao vivo pelo You Tube e pode ser acessado na íntegra, clique aqui.
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página