Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aniversário do Câmpus

Câmpus Sapiranga completa 7 anos de história

• Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 15h13
  • Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 17h43

Hoje, 7 de outubro de 2020, o Câmpus Sapiranga do IFSul completa sete anos de existência, prestando serviços educacionais a jovens e adultos de Sapiranga e região (Campo Bom, Araricá, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Nova Hartz, etc). Nesta data, vale rememorar um pouco da história do nosso câmpus.

Em 16 de agosto de 2011, o Governo Federal lançou a terceira fase da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela qual houve a previsão de instalação de um câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense no município de Sapiranga.

Após dois anos, isso foi concretizado. Mais especificamente, em 7 de outubro de 2013, quando o Ministério da Educação autorizou o funcionamento do Câmpus Sapiranga através da Portaria No 993/2013. Devido a esse documento, instituiu-se o dia 7 de outubro como data magna da instituição.

Inicialmente, as atividades letivas do Câmpus ocorreram em duas escolas municipais de Sapiranga: no Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira e na Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle.

Em agosto de 2014, a instituição obteve, finalmente, sua sede própria, que contava com dois blocos prediais: o Multifuncional (ou Administrativo) e o de Salas de Aula. Pouco tempo depois, foi construído o bloco predial das Oficinas, totalizando três prédios. Já em 2020, o Câmpus Sapiranga finalizou o cercamento de sua Quadra Poliesportiva, que foi construída no ano anterior. Completam a infraestrutura da instituição duas Salas de Aula Modulares (tipo contêiner).

Ao longo de seus sete anos, o Câmpus Sapiranga já contou com turmas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (PROFUNCIONÁRIO), além disso houve, no ano passado, a primeira turma do curso de Aperfeiçoamento Docente em Ciências Humanas e também o Câmpus Sapiranga já ofertou o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade subsequente.

Atualmente, o Câmpus Sapiranga oferta quatro cursos técnicos. Dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Eletromecânica e Informática, ambos diurnos. Há também dois cursos noturnos: o Técnico em Eletroeletrônica, destinado a quem já possui ensino médio completo; e o Técnico em Eletrotécnica, integrado ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e voltado a quem possui ensino fundamental completo.

É necessário também citar o curso superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet (TSI), que é uma parceria do Câmpus Sapiranga do IFSul com o polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Sapiranga. Esse curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), estando vinculado ao Polo EaD da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) do Município de Sapiranga.

O câmpus Sapiranga do IFSul conta com um quadro de pessoal de 72 profissionais, sendo 24 Técnico-administrativos, 34 docentes e 14 funcionários terceirizados (que prestam serviços de vigilância, limpeza e de intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS).

Como resultado do trabalho educacional, desenvolvido pelos profissionais da instituição, os estudantes do Câmpus Sapiranga têm se destacado, através de trabalhos, projetos e pesquisas apresentados em eventos, feiras e mostras científicas locais, regionais e nacionais, bem como em exames nacionais, como o do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no qual o câmpus obteve o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 5,5 na última avaliação, realizada em 2019.