Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Vivências e Empreendedorismo

Vivências e Empreendedorismo

“Vivências” e “empreendedorismo” foram alguns dos assuntos que surgiram a partir da abordagem da Professora Edilaine Vieira Lopes. Abaixo, segue o texto da aluna Helen Scheffer Soares, que versa sobre o significado de “aprender” e sobre a importância de “ler”.

• Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 14h44
  • Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 15h04

Depois de alguns debates acerca de temáticas como “inovação” e “sucesso”, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura do IFSUL Câmpus Sapiranga, os alunos da TEC5N escreveram seus textos, de modo a expressarem sua opinião.

Para você, o que significa “Aprender”?

Para mim, aprender é um ato prazeroso e edificante. No último semestre (TEC4N), conhecemos uma nova professora de Língua Portuguesa e Literatura. A troca sempre nos deixa saudade dos antigos mestres e traz novas expectativas. Analisando tal fato, considero positivo haver uma visão diferente, que inclua atividades criativas e envolventes.

Assim, a escrita criativa foi apresentada para nós, com a qual redigimos um diário sobre leitura, livros e sobre como foi nosso primeiro contato com a literatura. Ao fazer essa tarefa, percebi o quanto estava deixando de lado a leitura, que sempre foi, para mim, uma atividade muito prazerosa.

Com isso, decidi dedicar mais tempo e retomar o hábito de ler. Não tenho muitas dicas para contribuir com a disciplina, pois acho que o conteúdo nos foi apresentado de forma muito interessante, mesmo com alguns imprevistos que roubaram tempo de estudos e de aulas.

Mesmo assim, pudemos fixar melhor o conteúdo ao fazermos resumos e releituras dos assuntos estudados, além de estudarmos com músicas relacionadas à matéria. Em meio à todas expectativas e à ansiedade pela formatura que se aproxima, é necessário colocar os pés no chão e prosseguir, trilhando nosso caminho.

O aprendizado é um longo processo. Apesar disso, não devemos deixar de sonhar. É importante termos a consciência de onde estamos, para chegarmos vitoriosos ao final do curso. A sociedade evolui em um ritmo cada vez mais acelerado. Uma boa inovação seria haver uma pílula, que auxiliasse no aprendizado da língua portuguesa.

Porém, como ainda não há essa grande invenção, espero que o aumento nas leituras forneça bons ventos e me ajude com essa tarefa. Não almejo glórias, mas uma realização pessoal. Para mim, o sucesso é o reconhecimento público por algum feito ou talento. É um processo que requer criatividade, perseverança e dedicação.

Não é nada fácil ser uma pessoa reconhecida, apesar de os meios de comunicação transmitirem uma ideia contrária, dando a entender que muitas pessoas ficam famosas da noite para o dia com suas postagens em redes sociais. Isso é efêmero, sem uma base sólida sustentável.

Penso no sucesso que fazem artistas, músicos, ativistas políticos e cientistas. Nesse sentido, se algum dia tivesse a chance de ser reconhecida publicamente, gostaria que fosse com algum invento inovador que envolvesse sustentabilidade, pois acho que o planeta está sendo muito castigado com a poluição.

As expectativas para os próximos meses são muitas, ainda mais que tenho outros planos para o campo profissional. Estou cursando eletrotécnica para adquirir novos conhecimentos e para me desafiar em uma área muito diferente da minha zona de conforto.

É claro que gostaria de trabalhar com eletricidade, mas não é a única ocupação que possuo no momento. Voltando alguns meses, eu era uma pessoa completamente realizada, trabalhando em um laboratório de Análises Clínicas. Realmente tinha amor pela profissão que escolhi. Meu posto foi extinto e agora estou em busca de novos horizontes. Ou seriam velhos horizontes?

A intenção é cursar licenciatura em história... então seria um horizonte antigo, pois sempre tive vontade de ser historiadora. Quanto às aulas de Língua Portuguesa e Literatura, gostaria e necessito aprender mais, muito mais, dada a dificuldade que tenho e a necessidade de passar no vestibular.

Falar sobre as expectativas remete mais a mim e ao fato de lembrar-me do que eu preciso fazer para alcançar meus sonhos. Considero o IFSUL um ótimo colégio, assim como nossa nova professora (Edi). Caso, em algum momento, o objetivo dos meus mestres tenha sido o de despertar o amor pelos estudos, posso afirmar que tiveram êxito, pois ao final desse ciclo (TEC5N) quero continuar estudando, me aprimorando e crescendo intelectualmente.

E para você, o que significa “aprender”, “inovar”, “ler” e “empreender”?

Helen Scheffer Soares