Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 1ª Edição da ExpoArt - IFSUL Câmpus Sapiranga

1ª Edição da ExpoArt - IFSUL Câmpus Sapiranga

A 1ª Edição da ExpoArt conta com trabalhos desenvolvidos na disciplina de Artes pelos alunos do 4º ano dos Cursos Técnicos em Informática e Eletromecânica, sob orientação e curadoria da professora Angelica Neuscharank.

• Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 14h02
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 14h02

Na exposição, foram apresentados os resultados de três propostas artísticas, são elas: autorretratos que evidenciam o multiculturalismo e os vários tons de pele; as questões étnico-raciais e a prática do bordar enquanto atividade milenar, por fim, a tridimensionalidade a partir de materiais inusitados e reaproveitáveis.
Na primeira atividade, as discussões ocorreram em torno do famigerado "lápis cor de pele" e do estudo das cores, uma vez que para chegar a um tom próximo da cor real, os estudantes precisaram fazer um estudo mais aprofundado da variação das cores e das várias misturas até descobrirem a coloração das suas peles. Também, realizaram um processo de autoconhecimento sobre suas características e identidades, para transpor em traços e no desenho a sua imagem.
Na segunda proposta, as turmas foram convidadas a exercitarem a motricidade fina através de uma prática artesanal e ancestral do bordado, adotado nas linguagens contemporâneas como uma forma de expressão genuína das várias culturas populares brasileiras. Nessa proposta, buscaram frases e imagens que dialogassem com as linhas e com a temática da luta étnica das matrizes culturais menos evidenciadas em nossa sociedade, nesse caso, a cultura negra.
Por fim, na última proposta tiveram de explorar materiais diversos para elaborar uma forma que ganhasse volume no espaço, criando esculturas com materiais inusitados.

Como resultado, apresentamos os registros da exposição e convidamos a todos/as para visitarem a exposição no IFSul, que ficará até o final desta semana, no dia 08/09/23.