Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diretor-Geral do IFSul Câmpus Sapiranga participa de audiência pública em São Leopoldo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diretor-Geral do IFSul Câmpus Sapiranga participa de audiência pública em São Leopoldo

Ocasião tratou de debates importantes sobre ações afirmativas, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS).

  • Publicado: Terça, 26 de Agosto de 2025, 22h02
  • Última atualização em Terça, 26 de Agosto de 2025, 22h07

Na última segunda-feira (25), o Diretor-Geral do Câmpus Sapiranga do IFSul, professor Valter Lenine Fernandes, participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, a convite da pesquisadora Dra. Eliane Almeida de Souza, doutora pela (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) UFRGS com a tese “Os Dez Anos de Ações Afirmativas na UFRGS: As trajetórias dos Ex-Alunos Cotistas Negros”.

O encontro foi conduzido pelo vereador Fábio Bernardo e por Eliene Amorim, e teve como tema central a apresentação do projeto sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), desenvolvido pela Dra. Eliane Souza no Instituto Apakani, localizado na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre.

Segundo o Ministério da Saúde, as PICS integram o SUS e têm como objetivo promover a saúde, prevenir agravos e fortalecer vínculos terapêuticos por meio de práticas como fitoterapia, acupuntura e meditação. Já as PANCS ampliam as possibilidades alimentares ao valorizar espécies pouco utilizadas no cotidiano, mas com grande valor nutricional e potencial de inserção em políticas de segurança alimentar e sustentabilidade.

Durante a audiência, o professor Valter Lenine Fernandes destacou a relevância das ações afirmativas como política de transformação social, ressaltando a importância de integrar pautas de inclusão e diversidade às políticas públicas de saúde e de educação. Ele e a Dra. Eliane Souza desenvolvem projetos0 conjuntos que articulam a interseccionalidade entre cotistas negros e pessoas com deficiência, com iniciativas voltadas para Direitos Humanos e Economia Solidária, em parceria com o Instituto Apakani.

O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas o assessor Luiz Pretto, representante do senador Paulo Paim, e o assessor Mano Oxi, que representou a deputada federal Maria do Rosário, além de rapper e ativista social.

Acompanhado do chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, professor Marcos Rijo, Valter reforçou o compromisso do IFSul Câmpus Sapiranga em fortalecer parcerias para o desenvolvimento de futuros projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam ações afirmativas, saúde coletiva e práticas sustentáveis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página