IFSul Sapiranga participa de comemoração de um ano da Retomada Kaingang – Fág Tentu
Evento ocorreu nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, em Campo Bom. O momento representa passo importante na aproximação entre o Câmpus e as comunidades indígenas do seu entorno.
Na manhã de hoje (29/08), a Direção-Geral do IFSul Câmpus Sapiranga esteve presente no evento de celebração de um ano da Retomada Kaingang – Kanhgág Coroado (Fág Tentu, Três Pinheiros), realizado em Campo Bom, município vizinho ao câmpus.
Representando a instituição, o diretor-geral Valter Lenine Fernandes, acompanhado do chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão, Marcos Rijo, participou das atividades ao lado do cacique José Vergueiro. Na ocasião, foram debatidas possibilidades de projetos conjuntos envolvendo ensino, pesquisa e extensão, em diálogo com as demandas e expectativas da comunidade indígena.
Segundo as lideranças, a Retomada Fág Tentu constitui um movimento legítimo de defesa da vida, da terra e das famílias do povo Kaingang – Kanhgág Coroado. A iniciativa busca assegurar o direito à moradia e a preservação dos modos tradicionais de existência, fortalecendo a identidade cultural e a autonomia da comunidade.
Mais do que parcerias institucionais, o encontro reforça o compromisso do IFSul Sapiranga em construir memórias e experiências compartilhadas que fortaleçam as lideranças indígenas e envolvam estudantes dos cursos do Ensino Médio Integrado, da graduação e da Licenciatura em História.
O momento representa um passo importante na aproximação entre o câmpus e as comunidades indígenas do entorno, consolidando o papel do IFSul como instituição pública de ensino comprometida com a diversidade, a inclusão e a valorização dos povos originários.
Redes Sociais