Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor do IFSul Sapiranga participa do programa internacional Caminhos Amefricanos 2025 no Peru
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do IFSul Sapiranga participa do programa internacional Caminhos Amefricanos 2025 no Peru

Iniciativa internacional reúne 50 professores em Lima para promover intercâmbio acadêmico e o fortalecimento da educação antirracista.

  • Publicado: Terça, 02 de Setembro de 2025, 08h08
  • Última atualização em Terça, 02 de Setembro de 2025, 08h27

O professor Guilherme da Silva Xavier, coordenador de Tecnologia da Informação e também do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do câmpus Sapiranga, representou o IFSul no programa Caminhos Amefricanos 2025. A iniciativa promove intercâmbios acadêmicos e culturais voltados a professores e estudantes negros, pardos e quilombolas, com foco na troca de conhecimentos e no combate ao racismo.

Sobre o programa

O Caminhos Amefricanos é desenvolvido em parceria pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) do Brasil e pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima, Peru.

Em 2025, foram selecionados 50 professores de diferentes instituições brasileiras, que tiveram a oportunidade de vivenciar experiências de 15 dias em instituições de ensino e em locais históricos de Lima e de outras regiões do país andino.

Objetivos da iniciativa

O programa busca:

  • Fomentar a troca de experiências e políticas públicas sobre o combate ao racismo.

  • Promover a socialização de conhecimentos e a produção científica sobre a História e a Cultura Africana e da Diáspora Africana.

  • Fortalecer a educação das relações étnico-raciais e a formação de educadores, ampliando redes de cooperação acadêmica e institucional.

Representatividade do IFSul

Selecionado por edital da CAPES, Guilherme Xavier recebeu bolsa que custeou despesas de passagem, hospedagem e alimentação, o que garantiu sua participação plena no programa.

Além de sua atuação como coordenador de TI, Guilherme é responsável pelo NEABI do câmpus Sapiranga, espaço de referência no debate sobre identidade, diversidade e combate ao racismo. Sua participação no intercâmbio propiciou trocar experiências com colegas de diferentes áreas e nacionalidades, além de conhecer projetos educacionais e espaços de memória histórica relacionados à luta contra o racismo e à valorização da cultura afrodescendente, fortalecendo ainda mais o compromisso do núcleo e da instituição com a promoção da equidade racial e da valorização das culturas afro-brasileira e indígena.

registrado em:
Fim do conteúdo da página