Diretor-Geral do IFSul Sapiranga participa da Reditec 2025 em Bonito (MS)
Câmpus Sapiranga marca presença histórica no evento que reúne dirigentes da Rede Federal com reconhecimento à trajetória de inclusão.
De 2 a 5 de setembro, acontece em Bonito (MS) a 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec). O encontro reúne dirigentes da Rede Federal, representantes do governo federal e entidades parceiras, consolidando-se como um dos principais espaços de debate e formulação de políticas para a educação profissional no país.
Dirigentes do Instituto Federal Sul-rio-grandense
A edição de 2025 é organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e tem como tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, inspirado na obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros.
A abertura contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli, que destacou a relevância da Rede Federal para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Representação do IFSul
O IFSul participa da Reditec com uma delegação formada pelo reitor Carlos Corrêa, a vice-reitora Lia Pachalski, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de campi. Entre eles, o diretor-geral do Câmpus Sapiranga, professor Valter Lenine Fernandes, teve presença de destaque.
Comitiva de Dirigentes do Instituto Federal Sul-rio-grandense
Durante a reunião da região Sul, o professor Valter e a diretora-geral Simone Gonçalves de Lima da Silva, do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, foram reconhecidos como os primeiros dirigentes surdos do Brasil a participar da Reditec, recebendo aplausos dos presentes.
Em sua fala, o professor Valter agradeceu a acolhida e ressaltou a importância de sua trajetória como primeiro diretor surdo de uma Instituição Federal de Ensino no Rio Grande do Sul. Ele destacou ainda o compromisso da gestão com a transformação de vidas, tendo a inclusão e a equidade como prioridades na missão institucional.
Inclusão como pauta nacional
Também durante o evento, Valter Lenine, acompanhado do reitor Carlos Corrêa e da pró-reitora de Ensino, Fabiola Mattos, reuniu-se com o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR/Setec/MEC), Charles Okama de Souza.
O encontro teve como pauta a submissão de um curso técnico subsequente em Inclusão, com a perspectiva de que seja replicado em nível nacional, conforme proposta apresentada pelo diretor Charles.
Diretor-Geral, prof. Valter Fernandes, acompanhado do Reitor e Vice-Reitora do IFSul: Carlos Correa (Esquerda) e Lia Pachalski (Direita)
No dia 5 de setembro, o professor Valter também concedeu entrevista à Diretoria de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), abordando a temática da inclusão.
Diretoria de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)
Espaço estratégico de diálogo
A Reditec é considerada um dos fóruns mais estratégicos da Rede Federal, pois promove a troca de experiências entre gestores, discute caminhos para o fortalecimento da educação profissional e estabelece diretrizes para o futuro das instituições.
Em 2025, a programação contemplou conferências, painéis e reuniões temáticas, com destaque para discussões sobre o Plano Nacional de Educação – Próximo Decênio (PL 2.614/2024), além de pautas como juros por educação, expansão das matrículas na Rede Federal, Proeja, inclusão, verticalização, diretrizes da EPT na prática, fortalecimento da oferta de cursos técnicos e desafios da avaliação.
Os temas debatidos na Reditec serão levados pelo professor Valter para a comunidade acadêmica do Câmpus Sapiranga ao longo do segundo semestre de 2025 e em 2026, fortalecendo o alinhamento entre as perspectivas locais e as políticas nacionais da Educação Profissional e Tecnológica.
Diretor-Geral, prof. Valter Fernandes e Simone Gonçalves de Lima da Silva (Diretora-geral do Câmpus Palhoça Bilíngue)
Diretor-Geral, prof. Valter Fernandes com os intérpretes de libras do evento
Redes Sociais