Estudantes de História EaD participam de projeto “Rodas de Conversa” no Câmpus Sapiranga
Encontro do projeto ‘Rodas de Conversa’ reforça vínculos entre gestão, docentes e estudantes da Licenciatura em História EaD no Câmpus Sapiranga.
Na última quinta-feira, 18 de setembro, o Câmpus Sapiranga do IFSul recebeu, com alegria, os estudantes da Licenciatura em História do Polo EaD de Sapiranga. A visita fez parte do projeto “Rodas de Conversa: da Teoria da História à Consciência Histórica”, coordenado pelo professor Valter Lenine.
A turma, atualmente no quinto período, reúne 34 estudantes, muitos deles já envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão no câmpus. O encontro teve como objetivo aprofundar o sentimento de pertencimento dos estudantes da modalidade a distância, reforçando a importância do vínculo com a instituição.
Segundo o professor Valter, o êxito do curso está diretamente relacionado à proximidade da gestão com os polos: “a Licenciatura apresenta baixo índice de evasão justamente porque a gestão mantém presença próxima do curso: não é possível oferecer EaD de qualidade sem conhecer a realidade dos estudantes e dos polos”, destacou.
A atividade também contou com a presença de integrantes da gestão do câmpus, entre eles a supervisora pedagógica e coordenadora do Ensino (COEN), Marja Braccini; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Marcos Rijo; o chefe do Departamento de Administração e Planejamento, professor Eduardo Santos; o coordenador do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, professor Rafael Zortea, e o coordenador da COLIC e integrante do NDE da Licenciatura em História, professor Deomar Vilagra Neto.
Para a direção do câmpus, a presença desses diferentes setores reforça a concepção de que a educação a distância demanda cuidado, planejamento e acompanhamento constante. Mais do que um gesto simbólico, a iniciativa demonstra na prática a integração entre gestão, coordenações e estudantes.
O Câmpus Sapiranga segue empenhado em fortalecer o diálogo com a comunidade acadêmica, especialmente no âmbito da EaD. Atualmente, o câmpus está presente em nove polos UAB distribuídos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, reafirmando seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, que reconhece as especificidades de seus estudantes e garante o apoio necessário para seu percurso formativo.
Redes Sociais