Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de História EaD participam de projeto “Rodas de Conversa” no Câmpus Sapiranga
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes de História EaD participam de projeto “Rodas de Conversa” no Câmpus Sapiranga

Encontro do projeto ‘Rodas de Conversa’ reforça vínculos entre gestão, docentes e estudantes da Licenciatura em História EaD no Câmpus Sapiranga.

  • Publicado: Sexta, 19 de Setembro de 2025, 16h05
  • Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2025, 16h05

Na última quinta-feira, 18 de setembro, o Câmpus Sapiranga do IFSul recebeu, com alegria, os estudantes da Licenciatura em História do Polo EaD de Sapiranga. A visita fez parte do projeto “Rodas de Conversa: da Teoria da História à Consciência Histórica”, coordenado pelo professor Valter Lenine.

A turma, atualmente no quinto período, reúne 34 estudantes, muitos deles já envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão no câmpus. O encontro teve como objetivo aprofundar o sentimento de pertencimento dos estudantes da modalidade a distância, reforçando a importância do vínculo com a instituição.

Segundo o professor Valter, o êxito do curso está diretamente relacionado à proximidade da gestão com os polos: “a Licenciatura apresenta baixo índice de evasão justamente porque a gestão mantém presença próxima do curso: não é possível oferecer EaD de qualidade sem conhecer a realidade dos estudantes e dos polos”, destacou.

A atividade também contou com a presença de integrantes da gestão do câmpus, entre eles a supervisora pedagógica e coordenadora do Ensino (COEN), Marja Braccini; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Marcos Rijo; o chefe do Departamento de Administração e Planejamento, professor Eduardo Santos; o coordenador do Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, professor Rafael Zortea, e o coordenador da COLIC e integrante do NDE da Licenciatura em História, professor Deomar Vilagra Neto.

Para a direção do câmpus, a presença desses diferentes setores reforça a concepção de que a educação a distância demanda cuidado, planejamento e acompanhamento constante. Mais do que um gesto simbólico, a iniciativa demonstra na prática a integração entre gestão, coordenações e estudantes.

O Câmpus Sapiranga segue empenhado em fortalecer o diálogo com a comunidade acadêmica, especialmente no âmbito da EaD. Atualmente, o câmpus está presente em nove polos UAB distribuídos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, reafirmando seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, que reconhece as especificidades de seus estudantes e garante o apoio necessário para seu percurso formativo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página