Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diretor do IFSul Sapiranga é destaque nacional em ações de inclusão e acessibilidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diretor do IFSul Sapiranga é destaque nacional em ações de inclusão e acessibilidade

Professor Valter Lenine Fernandes foi reconhecido pelo CONIF — Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica — como um dos primeiros diretores-gerais surdos da Rede Federal, fortalecendo a representatividade da comunidade surda na educação profissional e tecnológica.

  • Publicado: Segunda, 22 de Setembro de 2025, 13h28
  • Última atualização em Segunda, 22 de Setembro de 2025, 14h33

O mês de setembro é marcado por importantes datas para a comunidade surda e para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No dia 23 de setembro, celebram-se o Dia Internacional das Línguas de Sinais, instituído pela Federação Mundial de Surdos, e o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Em meio a esse contexto, o nome do professor Valter Lenine Fernandes, diretor-geral do Campus Sapiranga do IFSul, ganha destaque nacional.

Em 2025, Valter e a professora Simone Gonçalves, do IFSC Campus Palhoça Bilíngue, tornaram-se os primeiros diretores-gerais surdos da história da Rede Federal em seus 116 anos de existência. O reconhecimento aconteceu durante a 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2025), promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e pelo CONIF.

O CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) é o órgão colegiado que reúne os dirigentes máximos dos 38 Institutos Federais, do Colégio Pedro II e de dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) , com a missão de articular, planejar e coordenar ações estratégicas para o fortalecimento e desenvolvimento da Rede Federal.

Na data de hoje, 22 de setembro, o CONIF realizou a publicação de matéria dedicada à acessibilidade e inclusão de surdos, destacando a atuação do Prof. Valter e da Profª Simone (IFSC).


Avanço para além da gestão institucional

Segundo o professor Valter, esse momento simboliza um avanço que vai além da gestão institucional:

“Estamos em meio ao Setembro Azul, mês de visibilidade da comunidade surda. Estar aqui como diretor-geral significa muito para nós e para a comunidade surda. A Rede Federal sempre se afirma como espaço de acessibilidade e inclusão — e, mais do que nunca, está sendo”, destacou.

Valter tem perda auditiva bilateral profunda e, ao longo de sua trajetória, buscou desenvolver a oralização como estratégia de comunicação inclusiva, sem deixar de valorizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda. Sua presença na gestão do IFSul Sapiranga reforça o compromisso da instituição com a diversidade, a acessibilidade e a representatividade nos espaços de decisão.


Desafios e inspiração para o futuro

De acordo com dados do IBGE (Censo 2022), o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência auditiva, das quais cerca de 2,3 milhões possuem perda profunda ou total. Esses números evidenciam o desafio de ampliar o acesso à educação e ao trabalho para a comunidade surda. Nesse cenário, a presença de gestores como Valter e Simone inspira estudantes, servidores e a sociedade a avançarem na luta por igualdade de oportunidades e respeito às diferenças.

O IFSul Sapiranga se orgulha de ter em sua direção um profissional que, além de demonstrar competência acadêmica e administrativa, representa uma conquista histórica para a inclusão, a acessibilidade e o fortalecimento da cultura surda no âmbito da Rede Federal.

Acesse a matéria do CONIF: Rede Federal oferta oportunidades com foco na acessibilidade e inclusão de surdos

registrado em:
Fim do conteúdo da página