Professor do Câmpus Sapiranga tem artigo publicado em periódico Qualis A2
Artigo de Guilherme da Silva Xavier (IFSul) e Débora da Silva Motta Matos (UERGS) apresenta pesquisa no curso Técnico em Informática sobre metodologias ativas e rotação por estações no ensino de Lógica de Programação.
O professor Guilherme da Silva Xavier, do IFSul Câmpus Sapiranga, teve artigo publicado na Revista Thema (Qualis A2), em coautoria com Débora da Silva Motta Matos (UERGS). O trabalho, intitulado “Metodologias Ativas no Ensino de Lógica de Programação: uma experiência inovadora com uso de Rotação de Estações”, apresenta os resultados de uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.
A pesquisa buscou responder à questão de como atividades práticas de criação e resolução de algoritmos, em formato colaborativo, poderiam proporcionar uma aprendizagem significativa na disciplina de Lógica de Programação. Para isso, foi desenvolvido um produto educacional do tipo Sequência Didática (SD), estruturado em seis encontros e aplicado no formato de rotação por estações, aliado às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Cooperativa.
Durante a aplicação, os estudantes participaram de atividades em grupos denominados Células de Aprendizagem, com diferentes papéis atribuídos (articulador, verificador, relator, gestor do tempo, mediador e observador). Essa dinâmica favoreceu maior envolvimento dos alunos, discussões produtivas e integração entre colegas, fortalecendo o protagonismo discente.
Os resultados apontaram que a maioria dos alunos avaliou positivamente a metodologia, destacando aspectos como cooperação, interação, uso de tecnologias e diversidade de atividades. Mais de 80% relataram que a abordagem auxiliou na compreensão do conteúdo, e 73% afirmaram que gostariam de aplicar o mesmo formato em outras disciplinas. Apesar de alguns desafios, como dificuldades em adaptação ao trabalho em grupo, a proposta mostrou-se eficaz no estímulo ao aprendizado e no aumento do interesse pela disciplina.
O artigo pode ser acessado no site da Revista Thema: clique aqui para ler.
Redes Sociais