IFSul Câmpus Sapiranga promove rodas de conversa sobre passado, presente e futuro da instituição
Programação especial celebra os 12 anos de história.
No último dia 8 de outubro, o Câmpus Sapiranga do IFSul promoveu um evento especial que reuniu diferentes gerações e trajetórias em torno da construção de sua história: as rodas de conversa “O passado, o presente e as perspectivas de futuro”. A atividade foi marcada por momentos de emoção, reflexão e reconhecimento do papel transformador da educação pública.
Entre os dias 6 e 10 de outubro, o câmpus realizou diversas atividades em alusão ao seu aniversário, celebrado oficialmente em 7 de outubro, data em que o IFSul Câmpus Sapiranga completou 12 anos de existência. As comemorações começaram na segunda-feira (6) com a IV Noite Cultural, organizada pela professora de Arte Angélica Neuscharank, com o apoio de servidoras, servidores e estudantes, realizada no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck. Na terça-feira (7), o câmpus celebrou o aniversário nos intervalos de aula dos três turnos, com direito a parabéns e torta compartilhada entre toda a comunidade escolar. Já na quarta-feira (8), além das rodas de conversa, houve um almoço organizado pelo professor Sérgio Migowski, reunindo servidoras, servidores e funcionárias/os terceirizadas/os. As comemorações se estenderam durante toda a semana, encerrando-se nos dias 9 e 10 de outubro, quando as redes sociais do câmpus foram movimentadas com 24 depoimentos de egressas/os, estudantes e servidoras/es, celebrando a trajetória e o impacto do IFSul Sapiranga ao longo desses 12 anos.
O evento do dia 8 de outubro contou com a presença da Prof.ª Lia Pachalski, vice-reitora do IFSul; Rita Della Giustina, ex-vereadora de Sapiranga; Elisabete Ceron, coordenadora do Polo da UAB de Sapiranga; Antônio Machado, radialista da Rádio Ferrabraz; Valter Lenine Fernandes, diretor-geral do Câmpus Sapiranga; Rita de Cássia Dias Costa, ex-diretora-geral; Marcos Rijo, chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão; Eduardo Schmidt Fernandes dos Santos, chefe de Administração e Planejamento; Júlio Korzekwa, servidor que integrou a equipe de implantação do câmpus; além dos egressos Vilma Taís Muria Simões (curso técnico em Eletrotécnica/EJA) e Vitor Edinei Carvalho Gomes (curso técnico em Informática).
O encontro também contou com a presença de lideranças da região, representantes do Conselho Tutelar e do diretor de Políticas de Ensino e Inclusão, Jair Jonko Araújo, que prestigiaram o evento e reforçaram o reconhecimento ao papel do câmpus no desenvolvimento local e regional.
A abertura contou com a bela apresentação da musicista Estela Kohlrausch, que interpretou “Dentro de um Abraço”, do grupo Jota Quest, embalando o público com sensibilidade e simbolismo.
Na primeira roda de conversa, os participantes relembraram o processo de criação do câmpus — desde a escolha da cidade até as etapas de implantação — destacando a liderança e a visão do primeiro diretor-geral, professor José Luiz Lopes Itturriet, que deixou um legado de compromisso e dedicação à educação pública de qualidade.
A segunda roda trouxe o olhar para o presente e o futuro, com ênfase nas ações de fortalecimento institucional, na busca por recursos financeiros, na ampliação da infraestrutura e na consolidação do papel do Câmpus Sapiranga como referência em ensino, pesquisa e extensão. Os egressos e as egressas emocionaram o público ao relatarem como o IFSul impactou suas trajetórias profissionais e pessoais, despertando senso crítico, autonomia e pertencimento.
Mais do que revisitar o passado, o evento teve como objetivo reforçar a identidade institucional e evidenciar o papel estratégico do Instituto Federal na formação cidadã e no desenvolvimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, regionais e nacionais.
O IFSul Câmpus Sapiranga reafirma, assim, seu compromisso com uma educação pública, gratuita, inclusiva e transformadora — fazendo a diferença por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Redes Sociais