Formada a primeira turma do Curso Técnico em Planejamento e Controle da Produção EJA-EPT
No último dia 18, o Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck recebeu familiares, autoridades e nossos recém técnicos para solenidade de formatura.
Na noite do dia 18 de fevereiro, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Câmpus Sapiranga celebrou a formatura da primeira turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) do Curso Técnico Integrado em Planejamento e Controle da Produção.
A solenidade foi realizada no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck, reunindo familiares, autoridades, servidores e convidados para marcar um momento histórico para o câmpus e para a comunidade regional.
A cerimônia foi presidida pelo magnífico reitor do IFSul, Carlos Correa, que destacou a importância da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade como instrumento de transformação social.
O Diretor-Geral do Câmpus Sapiranga, Valter Fernandes, parabenizou as(os) novas(os) técnicas(os) pela conquista e ressaltou a relevância da trajetória construída por cada estudante. Em sua fala, incentivou as(os) formandas(os) a seguirem estudando e a não desistirem diante dos desafios da vida, reforçando que a formação técnica é apenas o início de novas possibilidades.
Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Pedro Pereira; a representante do Executivo Municipal, servidora Elaine Curzel; e os servidores do câmpus Sapiranga: o Chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão, Juliano Moreira; o Chefe de Administração e Planejamento, Eduardo Schmidt Fernandes dos Santos; e o Coordenador do Curso Técnico em Planejamento e Controle da Produção, Vasco Aquino.
O paraninfo da turma, professor Carlo Manica, conduziu seus afilhados aos seus lugares e, em seu discurso, enfatizou a importância da busca contínua por conhecimento, incentivando os formandos a progredirem para a graduação, pós-graduação e demais oportunidades de qualificação ao longo da vida.
Durante a cerimônia, a turma homenageou as(os) professoras(es) André Mello Botton, Anelise Volkweiss e Juliana Cardoso Pereira, em reconhecimento ao comprometimento e dedicação ao longo do curso.
Estiveram presentes ainda a representante do mandato da deputada estadual Sofia Cavedon, Sra. Rosa Laes, e o Coordenador de Manutenção Geral do IFSul Câmpus Sapiranga, Leandro Marchionni.
A formatura também foi marcada por um importante aspecto de inclusão: quatro dos formandos são estudantes surdos, cuja trajetória ao longo do curso simboliza o compromisso do IFSul Câmpus Sapiranga com a educação pública inclusiva e acessível. A conclusão dessa etapa por esses estudantes evidencia o trabalho conjunto de docentes, equipe pedagógica e políticas institucionais de acessibilidade, reforçando que a Educação de Jovens e Adultos integrada à formação profissional pode — e deve — garantir condições efetivas de aprendizagem, participação e êxito para todos.

Marco histórico e caso de sucesso em permanência e êxito
A ocasião marcou a formatura da primeira turma EJA-EPT do curso técnico em Planejamento e Controle da Produção no câmpus. Dos 32 estudantes que ingressaram, 20 concluíram o curso, um índice de aproveitamento significativamente superior às médias nacionais registradas para a Educação de Jovens e Adultos.
O Diretor-Geral, Valter Fernandes, destacou o resultado como um caso de sucesso em permanência e êxito, ressaltando os desafios inerentes à modalidade EJA — que envolve estudantes trabalhadores, com trajetórias educacionais diversas e múltiplas responsabilidades — e a importância das políticas públicas educacionais aliadas a ações de assistência estudantil para garantir o acesso, a permanência e a conclusão com qualidade.
A formatura simboliza não apenas a conclusão de um ciclo formativo, mas também a consolidação de uma política pública que transforma vidas, amplia oportunidades e reafirma o compromisso do IFSul com a inclusão, a justiça social e o desenvolvimento regional.
Redes Sociais