Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes com surdez da EJA-EPT celebram permanência e êxito no Câmpus Sapiranga
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes com surdez da EJA-EPT celebram permanência e êxito no Câmpus Sapiranga

Conquista reafirma o compromisso do câmpus com a educação inclusiva, acessível e de qualidade social.

  • Publicado: Sábado, 21 de Fevereiro de 2026, 13h15
  • Última atualização em Sábado, 21 de Fevereiro de 2026, 13h15

Um dos destaques da turma da EJA-EPT em Planejamento e Controle da Produção, que se formou no último dia 18 de fevereiro, foi a permanência e o êxito de quatro estudantes com surdez, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A trajetória dessas e desses estudantes representa uma conquista coletiva e reafirma o compromisso do IFSul Câmpus Sapiranga com a educação inclusiva, pública e de qualidade.

Para o diretor-geral do câmpus, Valter Lenine Fernandes, também pessoa com surdez bilateral severa, celebrar essas conquistas é motivo de orgulho e esperança: ainda são poucas as pessoas com surdez que conseguem concluir o ensino médio integrado e ocupar espaços de destaque na educação profissional. Cada trajetória concluída fortalece a luta por acessibilidade, respeito e equidade.

Para a comunidade acadêmica, esse momento representa mais do que uma conquista individual: é uma resposta concreta às barreiras atitudinais e físicas que pessoas com deficiência enfrentam diariamente. A permanência dessas e desses estudantes reafirma que a inclusão se constrói com políticas institucionais, trabalho coletivo e compromisso humano.

O IFSul Câmpus Sapiranga parabeniza as e os estudantes com surdez Jaqueline Antunes Alves, Anderson Norbert dos Santos, Délcio Muller e Deivid André Machado, bem como as intérpretes de Libras Paula Kétlin Garcia, Rúbia Jéssica Zatta Garcia, Lilia Teresinha Figueredo Flain Gomes e Joselda Alves Degues, cujo trabalho foi fundamental para garantir o acesso à comunicação e ao conhecimento.

Registramos também nosso reconhecimento às coordenações do NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e a todas e todos servidores do câmpus que, com dedicação e sensibilidade, constroem diariamente uma educação comprometida com a inclusão, guiada pelo princípio: “Nada sobre nós, sem nós.”

Seguimos firmes no propósito de ampliar oportunidades, fortalecer políticas inclusivas e garantir que cada estudante tenha condições reais de aprender, permanecer e concluir sua trajetória acadêmica com dignidade e protagonismo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página